BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PRESTE ATENÇÃO AO QUE REALMENTE IMPORTA





Por Roberto Shinyashiki*

A maioria das pessoas costuma jogar fora as oportunidades. Não consegue aproveitar o tempo, não valoriza o amor, não dá atenção aos filhos, não desenvolve a capacidade criativa. Fala-se muito em desperdícios materiais, como energia elétrica, água, dinheiro. Mas o pior de todos é o da vida.

É triste ver pessoas que não sabem utilizar seus talentos, pois qualquer tipo de aptidão exige dedicação para desabrochar, assim como o amor requer cuidados constantes para acontecer em toda a sua plenitude.

Muitas pessoas, no entanto, passam pelas oportunidades sem lhes dar atenção. Outras se arrependem por não ter se dedicado ao grande amor de suas vidas, ou por ter jogado fora oportunidades profissionais.

Quando alguém se dedica a alimentar ilusões, perde oportunidades.Quem se propõe a apenas acumular dinheiro perde a oportunidade de conviver com o filho, com a pessoa amada e consigo próprio. Quem se preocupa muito com segurança ignora as oportunidades profissionais e amorosas. Em todos os lugares do mundo, as pessoas reclamam das altas taxas de impostos. Mas o imposto mais caro é o da falta de visão. Quando as pessoas não enxergam adiante têm de pagar por sua falta de visão. Pagam com suas empresas, seus empregos, amores, momentos de felicidade, coisas que só valorizam depois que perdem.


Visão é a arte de ver o invisível. Visão é a arte de ver oportunidades onde a maioria das pessoas só vê problemas. A visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, e a maioria, infelizmente, é muito limitada. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades.

O campeão tem a capacidade de dar o salto no escuro. Enquanto as pessoas se sentem perdidas diante dos obstáculos, ele sabe criar novas oportunidades. Quando os outros dizem que não há solução, ele fica ainda mais estimulado a inventar uma nova maneira de vencer o desafio.

O verdadeiro empreendedor, por exemplo, consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa, aproveita as oportunidades. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 é um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro é consequência do presente.

Um empreendedor de sucesso sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas não esquece que há outra batalha no horizonte: a do imaginário, para conquistar o futuro.

Por outro lado, o sucesso também tende a levar à acomodação. Pior ainda: leva à idéia de que as razões que nos fizeram vencer no passado vão continuar nos conduzindo ao pódio. Bobagem. A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as chances de crescer e evoluir. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

E como, muitas vezes, estamos em situações de pegar ou largar, precisamos estar cientes que as oportunidades são poucas e que não devemos desperdiçá-las. Por isso, seja rápido. Quanto mais ágil for nossa capacidade de analisar e decidir, mais plenamente viveremos. Nossa vida depende muito de nossas decisões, de nossa capacidade de avaliar o que realmente é importante. A velocidade para descobrir a importância das coisas pelas quais devemos lutar é fundamental.

Há quem sacrifique a vida para conseguir status e poder. No desejo de conquistar títulos e riqueza, sufocam-se os sonhos do coração. É uma grande ilusão. Quando se pretende impressionar alguém com um carro sofisticado, na verdade o que impressiona é o carro, o objeto, e não a pessoa. Quando se usa o título de doutor, diretor ou presidente para se impor a alguém, é o título que se impõe, não a pessoa.

Portanto, reflita sobre o caminho que você está percorrendo e deseja para si. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Ouça o seu coração. E alimente sua alma com as oportunidades que a vida lhe dá. Não seja um mero observador ou sobrevivente em sua passagem pela terra. Agarre as oportunidades. Não deixe nada destruir a sua capacidade de ser feliz e sonhar.

Estou torcendo por você.

*Roberto Shinyashiki é conferencista e escritor

Um comentário:

  1. Que texto espetacular.
    Isto é o que ocorre geralmente.
    Sublimamos os ilusórios bens materiais e esquecemos da maior razão de ser: amar.
    Bjs
    Dilemar

    ResponderExcluir

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO