BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ESPIRITUALIDADE - O PODER DA PERSONALIDADE IDEALISTA



A experiência dinâmica da vivência espiritual nos transforma como seres humanos espirituais em uma personalidade de poder idealista.

A espiritualidade contribui para o progresso de todos nós, fomentando nosso crescimento individual, aumentado por meio da realização de todos.

Nosso crescimento espiritual é estimulado mutuamente pela ligação íntima com os outros. O amor propicia o solo para esse crescimento.

Vamos lá refletir sobre o tema?

Espiritualidade enobrece a lida comum da vida diária, realçando o poder da nossa personalidade idealista!

Embora a espiritualidade produza nosso crescimento nos significados e no engrandecimento dos valores, sabemos que o bem existe, e o mal precisa ser criado, e surge quando avaliações puramente pessoais são elevadas ao nível do absoluto.

Por exemplo, uma criança avalia uma experiência de acordo com o seu conteúdo de momento; a maturidade é proporcional à substituição das preferências pessoais por significados nobres, e mesmo pela lealdade aos conceitos mais elevados das situações diversificadas da vida e das relações cósmicas.

Muitas vezes algumas pessoas acham-se ocupadas demais para poderem crescer e, por isso, ficam expostas à estagnação espiritual.

Os principais inibidores do poder da nossa personalidade idealista são medo, preconceito e ignorância.

Quando em desenvolvimento será importante dar oportunidade para que a própria experiência espiritual cresça; não nos impondo a experiência já pronta de outros.

O crescimento espiritual verdadeiro é indicado pelo engrandecimento dos nossos ideais, por uma apreciação melhor e novos significados para os valores e maior lealdade aos princípios supremos.

Vivendo lealmente hoje — cresceremos - e o amanhã responderá por si. Faz sentido?

Por exemplo, a maneira mais rápida de um girino tornar-se uma rã é vivendo lealmente cada momento como girino.

O solo essencial ao nosso crescimento espiritual pressupõe uma vida progressiva de auto realização, de coordenação das propensões naturais, de exercício da curiosidade, do desfrutar das aventuras razoáveis, da experimentação de sentimentos de satisfação, de fazer o temor funcionar como estímulo para a atenção e a consciência, de sedução pelo maravilhoso e de uma introspecção normal de humildade.

O crescimento é também baseado na descoberta de nós mesmos, acompanhada da autocrítica — a consciência; pois a consciência é realmente a crítica voltada para nós mesmos, por meio da própria escala de valores dos nossos ideais.

Jonathan Ellerby espiritualista, escritor contemporâneo com mais de 20 anos de experiência nas áreas de cura holística, aconselhamento espiritual, medicina integrativa, no seu livro “Your Spiritual Personality” nos diz: “Personalidade espiritual é algo que todos nós temos, uma afinidade com as tradições de sabedoria, certas práticas do interior intuitivo, como as nossas inclinações para os alimentos que comemos ou a roupa que vestimos.”

Nossa experiência espiritual é influenciada de um modo marcante pela nossa saúde física, pelo temperamento e o ambiente social. Contudo, as condições temporais não devem inibir nosso progresso espiritual interior de Alma dedicada a fazer a vontade do Ser Maior Criador Deus. Correto?

A técnica certa de alimentar nosso dom intuitivo, que é parte do potencial de crescimento espiritual, é mantermos uma atitude de dedicação, do fundo do coração, aos valores supremos.

A espiritualidade não pode ser outorgada, recebida, emprestada, nem perdida. É uma experiência pessoal individual a ser despertada, que se amplia proporcionalmente à busca crescente de valores finais.

Hábitos espirituais, de sentir, pensar e agir, contribuem para o processo de crescimento espiritual.

Podemos desenvolver uma predisposição espiritual de reações favoráveis aos nossos estímulos, como sendo uma espécie de reflexo espiritual.

Por exemplo, hábitos que favorecem o crescimento espiritual abrangem o cultivo da nossa sensibilidade para os valores divinos, o reconhecimento do esforço nos outros, a meditação reflexiva sobre os significados cósmicos, entusiasmo ao resolver os problemas, o compartilhar da própria vida espiritual com os semelhantes, evitando egoísmo, vivendo como estivéssemos em companhia do Ser Maior
Criador Deus. Está claro?

O progresso espiritual é fundamentado no reconhecimento intelectual da própria nobreza espiritual combinada à autoconsciência do anseio de conhecer o Ser Maior Criador Deus e de ser um com Ele de todo o coração.

Inicialmente o crescimento espiritual é um despertar para as necessidades e, em seguida, um discernimento dos significados e, depois, uma descoberta dos valores.

A evidência do verdadeiro desenvolvimento espiritual consiste em demonstrarmos uma personalidade humana motivada pelo amor, animada pelo não-egoísmo e dominada pela adoração sincera dos ideais de perfeição da divindade.

E toda essa experiência constitui a realidade da espiritualidade, ao contrário da mera crença teológica.
A espiritualidade pode progredir até o nível de experiência em que se torna uma prática esclarecida e sábia de resposta espiritual ao universo.

Tal espiritualidade agora glorificada funcionará em ambos os níveis da nossa personalidade: o intelectual e o espiritual; sobre a mente e sobre a Alma em evolução.

E imediatamente a espiritualidade passa a ser indicadora da nossa aptidão de co-criação com o Ser Maior Criador Deus e a medida da nossa capacidade de servir aos nossos semelhantes.


por Marcos Porto - Stum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO