BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A DIDÁTICA DE JESUS


Ensinar é um ato de amor. Os profissionais que se dedicam à transmissão de conhecimentos e o fazem com amor, salvam almas.

Resgatam espíritos das furnas da ignorância, das trevas em que se colocaram pelas vibrações ruins que carregam.

Instruir significa iluminar. Fomentar a auto-iluminação, que reflete conhecimento e aplicação das leis de Deus. “Fazei resplandecer vossa luz”, recomendava Jesus.

Segundo o dicionário Aurélio, a didática é “a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem”. Tecnicamente, ela reflete a organização do conhecimento com o objetivo de transmiti-lo. É de
suma importância essa noção, pois a forma de transmissão do conhecimento é tão
importante quanto o conhecimento em si.

Como em todas as áreas do conhecimento, Jesus era mestre nessa transmissão.

Em determinadas circunstâncias, usava de parábolas e comparações para exemplificar conceitos, aplicando assim o Evangelho ao cotidiano.A parábola do “Bom Samaritano”,
“Festim de Núpcias”, “O Semeador” são exemplos dessa ferramenta usada pelo
Cristo.

Essa ferramenta era usada quando a questão principal do ensinamento era demasiada “alta” para os padrões de entendimento da época. As comparações ajudavam, pela praticidade dos exemplos.

Em outros momentos, Ele falava de forma clara a literal. São os princípios mais importantes de Sua doutrina, os que são citados textualmente. Vejamos alguns exemplos:

· “Amai à Deus acima de todas as coisas, e a teu próximo como a ti mesmo. Eis ai toda a Lei e os profetas”. Nessa passagem, Jesus resume toda a Lei de Deus (trazida por Moisés e os profetas) em duas passagens pequenas, mas textuais. Não se pode amar a Deus sem amar ao próximo.

A respeito do perdão, o Mestre orienta:

· “Perdoai, para que Deus os perdoe”. Também textual, o Cristo faz do perdão uma condição para que o Pai nos perdoe.

Ninguém nos ama mais que Jesus, e por isso Ele não cessa os ensinamentos. Envia-nos Consolador Prometido, fazendo compreensíveis seus ensinamentos.

Bendita Doutrina Espírita!


André Luiz Sobreiro - Rede Amigo Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO