BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 2 de janeiro de 2011

PENSAMENTO DO DIA


Caminho porque nada posso fazer senão caminhar. Seguir em frente é a necessidade que nos comanda. Mesmo que estejamos em pedaços. Mas isto é bom, pois a Vida nos apresenta surpresas e, de repente, a roda gira e uma realidade nova se apresenta.

Maria Luiza

A LIBERDADE


"Uma pessoa pertence unicamente s si mesma Ela é um ser livre com o direito inalienável de autodeterminação."
Elizabeth Haich


Nascemos livres. Entretanto, a sociedade e nós mesmos criamos mil cadeias para nós. Mas, dentro de nós, dependendo de nossa própria vontade, podemos ser livres, mesmo que aprisionado por grilhões. Este é um direito básico dado pelo Criador. Por isso temos que lutar contra a ciência e a tecnologia quando elas se propoem a programar nossas mentes.
Se a liberdade é uma ânsia tão profunda de nosso ser, ela não significa, como tantos pensam, fazer qualquer coisa, como, quando e onde se quiser. Isto tem outro nome: licenciosidade.
A liberdade liga-se ao poder de decisão, de escolha. Este é o bem precioso que não admitimos que alguém nos tire.
Muitas vezes erramos em nossas escolhas e temos que pagar o preço por isso, pois liberdade implica responsabilidade.
Erros, porém, são aprendizagem. Temos sempre a chance de recomeçar.
Todos temos um projeto fundamental de vida e queremos ser livres para realizá-lo. E é na sua execução que exercitamos a liberdade porque o caminho sempre terá percalços, encruzilhadas e nos obrigará a renúncias. Enfim, nos dará mil oportunidades de decidir o que fazer para perseguir o ideal, os sonhos, os projetos.
A liberdade é espaço de vida, um espaço em branco, onde devemos agir, querer,pensar, realizar. E isso assusta a muitos...
A liberdade é a verdade existencial e o tema cntral que comanda a vida ética em sua integridade. É quando o indivíduo está mais exposto do que nunca à insegurança do singular, porque entra mais profundamente em seu interior insondável e na solidão da escolha e do compromisso: coloca-se apenas diante de si e de Deus. A dinâmica da vida é, pois, a dinâmica da subjetividade substanciada na liberdade.

Maria Luiza

(excerto adaptado do meu livro "FILOSOFIA PARA JOVENS", da editora
Vozes.

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO