BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

REENCARNAÇÃO E LAÇOS DE FAMÍLIA


Amigos, para poder entrar no assunto proposto que é reencarnação e laços de família, é importante primeiro abordar o estudo do perispírito, para facilitar a compreensão deste assunto.
Somos compostos de corpo físico, espírito e perispírito.
O perispirito é o molde do corpo físico, que preexiste a este, isto é, existimos no plano espiritual que é nosso verdadeiro lar, até que seja necessária uma nova encarnação, cujas programações são feitas minuciosamente com nossos mentores no astral.
Existem relatos na literatura espirita de pais que durante o sono do corpo fisico, são levados ao plano espiritual ( em desdobramento, isto é, o espirito juntamente com o perispirito, afasta-se do corpo que permanece dormindo, ligado por um cordão fluidico), onde conversam e combinam o nascimento do espirito que receberão como filho.
Não entrarei em detalhes sobre o momento da concepção e de como acontece o acoplamento do espirito ao que será seu novo corpo, porque é muito complexo. Durante a gestação, sofre o espirito de liberdade relativa, podendo estar ainda ligado ao plano espiritual, mas tendo que acompanhar atentamente a gestação, porque ele não só participa deste plano divino que somos cada um de nós, como molda o novo corpo conforme o seu molde espiritual citado acima, o perispirito.
A mente, em sua caminhada evolutiva, aprende o dominio celular. Colocando as celulas a seu serviço, consegue comandar sua forma de apresentação, segundo seu próprio molde mental, de acordo com suas necessidades evolutivas.
Claro que para ter esta participação, o espírito necessita um determinado grau de evolução, sem o que será auxiliado pelos mentores espirituais, que determinarão o instrumento físico mais adequado às suas necessidades.
É por isto que as mensagens espiritas sempre nos relatam que temos o corpo que precisamos, que estamos na família que melhor vai nos ajudar no caminho evolutivo, etc.
Porque tudo obedece a um plano maior, inteligente e preciso, que só visa a nossa felicidade, mesmo que para isto, estejamos no momento em corpo disforme ou doente.
Quando não evoluimos através do amor, Deus faz com que a dor nos ensine o caminho do bem, do belo e da felicidade.
Habitualmente - nunca sempre - somos nós mesmos quem planifica a formação da família, antes do renascimento terrestre, chamando a nós antigos companheiros de aventuras infelizes, prometendo-lhes socorro e oportunidade de elevação e resgate. Depois de instalados na terra, se anestesiamos a consciência expulsando-os de nossa companhia, a pretexto de resguardar o próprio conforto, podemos transformá-los em inimigos recalcados que se nos entranham à vida íntima com tal expressão de desencanto e azedume que, a rigor, nos infundem mais sofrimento e aflição que se estivessem conosco em plena experiência física, na condição de filhos-problema, impondo-nos trabalho e inquietação.

EMMANUEL


Sugestões de leitura: Porque Adoecemos, volume I e II, Saúde e Espiritismo, todos da Associação médico espirita de Minas Gerais.

O perispírito e suas modelações, de Luiz Gonzaga Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO