BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A VIDA NÃO PERMITE RASCUNHO


Somos sabedores de que temos mesmo de disponível só o tempo presente. O passado já foi e o futuro ainda não chegou. É enorme, entretanto, o número de pessoas que vêem no dia-a-dia apenas a repetição do dia anterior, sem nenhuma perspectiva de mudança para o dia seguinte. Nesses casos, comportam-se como "zumbis", seres que caminham de um lado para outro, sem destino algum, sem vontades, esperanças ou alguma expectativa que os impulsione para frente. Apenas repetem, repetem, repetem. Pessoas que infelizmente passam pela vida e são maltratadas por ela. Incentivadas por uma minoria "poderosa", a quem interessa seres que apenas executam sem questionar, sem reivindicar seus direitos, acabam por formar um mundo à parte.
Outra grande parte das pessoas vive o que chamam de sonho, mas na verdade apenas fantasiam o que gostariam de viver. Não encontram energias para transformar as aspirações manifestadas nesse devaneio em um sonho a ser realizado. Dão reforço às expressões: "carnaval, futebol e cachaça". Como se a vida fosse apenas isso: trabalhar a semana toda sob pressão e aguardar o fim de semana para poder, em um churrasco ou outro evento qualquer, transpirar todas as suas insatisfações, como uma válvula de escape. Como esvaziar-se para começar a encher novamente.
Já falamos que se quisermos algo, temos que buscar em nós mesmos a energia necessária. O mundo em que vivemos, as pessoas que nos cercam, quando muito podem nos estimular, nos facilitar uma parte do caminho, mas a energia para esse caminhar só poderá ser encontrada dentro de cada um. O caminho é individual. Cada pessoa faz a sua estrada. Seguir a estrada alheia é despersonalizar a própria existência. Frustrações e insatisfações permanecerão.
Acho adequado substituir o termo "conformar-se" por "aceitar". Conformar-se significa amoldar-se; identificar-se, o que não é negativo, mas tem uma conotação muito forte de "resignação"! E resignar-se significa renunciar a; abdicar de, abrir mão. Atenção! Resignar-se significa também aceitar a situação sem lutar contra, mas caminhar na direção que é possível. Precisamos nos desprender dos conceitos limitadores e explorar os que são propulsores. Uma mesma palavra pode colocar a pessoa para baixo ou para cima.
Aceitar significa ter humildade para entender que tudo pode acontecer consigo próprio. Pessoas contraem doenças contagiosas porque não acreditam que isso possa ocorrer com elas, só com os outros. Aceitar significa admitir a situação. E só após a aceitação é que se pode fazer algo para mudar. "Se fulano aceitasse que é um alcoólatra, faria o tratamento indicado".
Identificar onde está, olhar para onde se quer ir e refletir sobre o que efetivamente está-se fazendo para chegar lá pode ser o início de sua nova jornada. Busque a energia dentro de si. Lembre-se de que entusiasmo quer dizer "a Energia Divina dentro de si", portanto, não espere que venha de fora.
Se não está satisfeito com o rumo de sua vida, de seu trabalho, de sua relação afetiva, reflita. Veja o que depende de você e, então, faça. Saia da "satisfação virtual" causada pela fantasia, pelo devaneio. Pare de fazer construções hipotéticas de como seria boa sua vida. Pare de "rabiscá-la" nas nuvens que impedem a visão de seu caminho.
Você tem um sonho! Creia que ele se realizará através de seu esforço pessoal, da sua persistência, disciplina e determinação. Experimente o sabor de suas conquistas reais, por menor que elas sejam e veja como é muito mais consistente do que a volta à realidade após uma "viagem". A fadiga pelo esforço feito é extremamente gratificante. Não podemos apagar erros cometidos, mas é possível refazer de forma mais adequada. Porém, mesmo que não apagados, devemos nos lembrar de que o passado já foi, então os erros já ficaram para trás.
Não fique fazendo ensaios. Apenas viva e faça-o com a consciência de que a vida não permite rascunho. Não dá para apagar e começar de novo, mas temos, a cada dia, uma nova página para escrever. Experimente uma conquista só a cada dia, por mais que lhe pareça insignificante.


por Paulo Salvio Antolini - pauloantolini@terra.com.br
do STUM

PRECE À POESIA



DEUS, Poeta Maior, vós que sois todo poder e bondade, dais inspiração àquele que passa pelo branco poético. Dais sons combinantes àquele que procura a rima, sendo ela rica, pobre ou rara. Deus, dais ao poeta a estrela guia do estro inspirador; à letra a junção perfeita; à palavra o entrosamento.
Pai, dais ao verso o ritmo, a tonicidade, à estrofe a concisão, ao poema o sentimento.
Senhor, que a vossa benevolência se desdobre sobre todos os poetas que Cunhastes. Eles são a alma do Mundo tão deturpado,vazio do SER e repleto do TER!
Piedade Senhor, para aqueles que não reconhecem a Poesia, e sem conhecê-la, a tem como algo supérfluo.Eles não sabem o que dizem ou pensam.
Que a Vossa amabilidade consinta aos espíritos tacanhos desarmarem-se e aquilatarem o entusiasmo criador que habita no imo de cada vate.
Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra. Pode também, acender a chama do entendimento daqueles que só veem poesia nos gêneros poéticos consagrados.Não levam em conta, os sentimentos contidos em cada linha escrita, por aquele que não se diz poeta, mas tem o direito de expressar sua essência através das letras.
Deixai-nos beber nas fontes dessa benignidade inesgotável e infinda e todas as mágoas se dissiparão, todos os poetas sofredores acalmar-se-ão nas asas da Poesia. Um só poema, um só pensamento ascenderá até Vós como um grito de consideração e amor.
Deus, dais-nos a força de ajudar àquele que escreve e não tem o entendimento correto.
Dai-nos a humildade pura; afastai de nós a soberba se formos poetas mais elucidados na matéria.
Dais-nos a simplicidade que fará de nossas almas poéticas, a limpidez onde deve refletir o Vosso Santo Presente :A poesia que habita em cada um de nós.
QUE ASSIM SEJA!

(TEXTO DE DENISE SEVERGNINI INSPIRADO NA PRECE DE CARITAS)

da Ostra da Poesia, na Ilha da Lindalva

E REGRESSEI...



Um dia parti
E na minha pressa
Esqueci a razão da partida.

Desci ao escuro do mundo
Perdi a minha luz imutável
Estremeci e parei...

Caminhei por cima de tudo
Conheci amigos e antepassados
Que nunca tinha amado.

E deixei de estar presente
Tornei-me num ser ausente
De uma música interminável.

Olhei em frente e recordei
E regressei de uma maneira diferente
E chorei...

A porta se abriu e eu entrei
E depois de tanta dor
Voltei, olhei e te amei.

Tu estavas presente
As vozes caladas não se assombraram
Só eu as ouvia numa agonia.

As rosas do jardim floriam
Os clarões acendiam
Livres das lutas de cada dia.

Falei ao meu amor
Pedi mais amor
E muito mais...

Sensual e pálida voltei
Num desdobrar amplo e calmo
Aceitei e regressei.

A dor e os fantasmas
Da minha solidão
Fugiram de mim.

E amei!...


Maria Luísa Adães
do blog "Os Sete Degraus"

HOMENAGEM AO DIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA


Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.


Provérbio japonês

REFLEXÃO


"Vigie seus pensamentos porque eles se tornarão palavras.*

*Vigie suas palavras porque elas se tornarão atos.*

*Vigie seus atos porque eles se tornarão hábitos.*

*Vigie seus hábitos porque eles se tornarão seu caráter.*

*Vigie seu caráter porque ele será seu destino."*


Desconheço autoria

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO