BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 25 de março de 2014

PEDAGOGIA DA TRANSGRESSÃO

PEDAGOGIA da TRANSGRESSÃO: LIVRO debate educação

Livro debate atual situação educacional do Brasil

Lançado pela Editora Ideias & Letras, obra revela a desilusão da autora com o que tem acontecido no setor ao longo dos anos nos quais atuou como educadora

Qual seria o maior problema na educação do Brasil? De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o problema está na má qualidade do ensino. Mesmo atingindo as metas de "educação primária universal" e "habilidade de jovens e adultos", o país ainda precisa melhorar a qualidade do ensino. Hoje, 13 milhões de brasileiros não sabem ler nem e escrever e isso coloca o país em 8º lugar no ranking dos países com maior índice de analfabetos.
Além desses números alarmantes, o que dizer ainda dos analfabetos funcionais? Será que podemos dizer que os alunos estão sendo realmente alfabetizados e preparados para um futuro imprevisível? Ser alfabetizado não significa apenas reconhecer e escrever signos, porém, compreender, interpretar e criticar. Vendo por esse lado, somos obrigados a dizer que a grande maioria é de analfabetos funcionais.
Assim, o livro “Pedagogia da Transgressão” chega num momento oportuno para repensar o processo educacional e se fazer uma releitura da realidade. Para a autora, Maria Luiza Silveira Teles, a “obra é uma espécie de ‘cartilha’ para quem quer pensar em ‘como’ criar uma educação diferente.”
Ainda de acordo com Maria Luiza, as falhas na educação são inúmeras, inclusive, na política educacional. “Lembro-me de ter feito algumas palestras sobre o tema ‘Educação Brasileira’ há cerca de muitos anos e, falando hoje, pouca coisa mudou”, afirma.
Esta é a 28ª obra da educadora, que tem grande experiência e visão do problema e, por isso, propõe “um novo olhar sobre a educação” nessa edição.

Serviço
Lançamento do livro “Pedagogia da Transgressão”
Data: 28 de março
Horário: às 20h
Local: Elos Clube de Montes Claros
Rua São Paulo, 190 – Montes Claros/MG
Realização: Editora Ideias & Letras

Apoio: Academia Montesclarense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Faculdade de Ciências Humanas da UNIMONTES e Elos Clube.

Texto/Foto: Juliana Costa



ANTAGONISTAS


Capítulo 13 - Antagonistas

O adversário em quem você julga encontrar um modelo de 
perversidade talvez seja apenas um doente necessitado de compreensão.
Reconheçamos o fato de que, muitas vezes, a pessoa se nos torna indigna simplesmente por não nos adotar os pontos de vista.
Nunca despreze o opositor, por mais ínfimo que pareça.
Respeitemos o inimigo, porque é possível seja ele portador de verdades que ainda desconhecemos, até mesmo em relação a nós.
Se alguém feriu a você, perdoe imediatamente, frustrando o mal no nascedouro.
A crítica dos outros só poderá trazer-lhe prejuízo se você consentir.
A melhor maneira de aprender a desculpar os erros alheios é reconhecer que também somos humanos, capazes de errar talvez  ainda mais desastradamente que os outros.
O adversário, antes de tudo, deve ser entendido por irmão que se caracteriza por opiniões diferentes das nossas.
Deixe os outros viverem a sua própria vida e eles deixarão você viver a existência de sua própria escolha.
Quanto mais avança, a ciência médica mais compreende que o ódio em forma de vingança, condenação, ressentimento, inveja ou hostilidade está na raiz de numerosas doenças e que o único
remédio eficaz contra semelhantes calamidades da alma é o específico do perdão no veículo do amor.

Chico Xavier - André Luiz
Livro - Sinal Verde

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO