BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 30 de maio de 2015

A OUTRA FACE

   
 
 




   
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; Lucas 6:29

É evidente que o versículo acima não se refere à covardia. Se fosse assim não teríamos o instinto de preservação para defender nossa vida.
É justamente o contrário. Somente uma pessoa extremamente forte pode ceder a túnica, que significa ceder o ego.

No Taoísmo está claro que só há sucesso quando se segue o fluxo do universo. O Caminho do Tao. Toda vez que se coloca resistência ao fluxo do universo um problema está criado. É a mesma coisa que ensina a Teoria do Caos.

Existe um fluxo no sentido da Iluminação Espiritual em tudo o que existe no universo. Toda vez que a pessoa coloca seus interesses particulares acima da vontade do Todo, esta pessoa cria inúmeros problemas de todos os tipos para si.

Foi isso que o Mestre Jesus disse. Como em todas as parábolas existe um sentido oculto que só é entendido depois de muito estudo. E tem de ser sentido. Sem sentir o versículo não há como entende-lo. Fica-se na racionalização. E racionalizar é torcer a verdade para que fique de acordo com nossos interesses particulares. Por isso é tão fácil interpretar de milhares de formas diferentes qualquer coisa.

Uma pessoa só pode ser oprimida se tiver apego à alguma coisa. Se a pessoa se rendeu ao Todo não há mais apego. Ela soltou tudo. Foi exatamente isso que fez Sócrates. E isso significa que não há ansiedade, nem pressão, nem força sendo colocada para conseguir algo. Seja o que for. Quanto mais se põe pressão menor o resultado. Sempre. Somente quando se solta é que o resultado positivo vem. Só que isso vai contra o que a maioria acredita que é o melhor, isto é, a competição, a lei do mais forte, o darwinismo social e por ai vai.

E nos negócios isso é evidente completamente. Ponha pressão num cliente e veja se ele compra seu produto. Ponha pressão no entrevistador e veja se ele te contrata. Ponha pressão na pessoa que quer conquistar e veja o resultado. Simplesmente não funciona. É assim que é o universo. A pessoa só consegue um sucesso real e duradouro quando solta o apego ao que quer. E ai as condições estão criadas para que consiga o que quer. Somente quando não tiver mais apego é que consegue.

Quando o dinheiro não tiver mais importância para a pessoa é que ela poderá ser milionária. Porque ai não tem mais apego. Todo apego é medo e todo medo gera perda. Tudo que se emana volta inevitavelmente. Mais cedo ou mais tarde. Toda ansiedade é medo do futuro. E todo medo traz de volta exatamente o que a pessoa tem medo que aconteça.

Tem um outro versículo que diz: “Aquilo que eu mais temia aconteceu”. É lógico. Um campo eletromagnético só pode atrair o que tem nele. Toda pessoa é um campo eletromagnético, portanto, pensou e sentiu, virá para você. Não importa o que seja. Toda pessoa é um co-criador. Acredite ou não. Saiba disto ou não. Atrairá para si exatamente o que tem na consciência.

O que o Mestre disse foi para não ter apego. Querem a capa? Dá a túnica também. Solta tudo. No caso de uma agressão deve-se fazer o que Ele fez. Perguntar: “Se só te fiz o bem porque me bates?”. Isso faz com que a pessoa tenha que pensar. Porque está claro que o que ela faz não tem a menor lógica. E o ego gosta muito de lógica. A pessoa é obrigada a se confrontar com o seu inconsciente. Seu ego e ver o que está fazendo. É claro que a pessoa pode reprimir essa conscientização e continuar batendo. Mas, estará semeando o próprio sofrimento no futuro. Inevitavelmente.

E quem está soltando não está criando nenhum sofrimento futuro, nenhum carma, nada. Essa é a extrema inteligência desta atitude. É por isso que este versículo é revolucionário. Porque ensina como reagir sem criar nada de negativo para si. Pois tudo que se emana volta. É importante entender que o universo trabalha com uma contabilidade de tempo infinito. Nunca é considerado uma só vida. Como é eterno, o universo tem n vidas para ajustar a contabilidade daquela pessoa. Mais cedo ou mais tarde. Não importa quanto tempo leve.

O importante é não criar karma para si. E isso é feito quando se cede a túnica.

E o que ganhou o que levou a capa e a túnica? Alguma coisa que não significa nada em termos de eternidade. E criou enorme karma para si. E toda negatividade acumulada terá de ser resolvida, limpa e elaborada. Isto é, terá que ter uma catarse de qualquer forma para limpar aquela negatividade.

Portanto, é uma grande verdade quando foi dito que a pessoa que está sendo roubada não tem problema; problema tem aquele que está roubando. A questão é que quem está roubando descobrirá isso lá na frente. E é assim que se aprende. Encarnação após encarnação. Da mesma forma que a ciência avança, funeral após funeral.

Helio Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO