BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

terça-feira, 19 de abril de 2016

ESPIRITUALIDADE E VIDA


Você já parou para pensar se está satisfeito com sua vida? Era isso mesmo que você queria? Correr atrás do sucesso desesperadamente, viver com estresse e morrer de infarto ou úlcera rompida?... O dinheiro e o sucesso não são maus em si, mas quando sua busca passa a nos ocupar inteiramente, nos cansar e não nos dar mais tempo para nada, eles passam a ser um estopim.
A vida é como uma lufada de vento que logo passa.
E sempre é tempo de darmos outro rumo às nossas vidas! Vamos aprender a nos dar uma folga e respirar fundo, alongar-nos e parar para ler um bom livro, escutar uma boa música, conversar com os amigos, ver as plantas com carinho, aspirarmos ao seu perfume, ouvirmos o canto dos pássaros e, se possível, banharmo-nos em uma cachoeira, dar um mergulho no mar, ouvir o canto de um riacho ou de um carro de boi.
Tudo isso nos faz um bem enorme e nos aproxima de nós mesmos e do Criador. Ele nos toca na borboleta que pousa em nosso ombro, nos fala no silvo do vento...
Isto não é para férias não! É para todos os dias. Tornemos a nossa vida simples, deixemos de nos importar com os comentários dos outros, tiremos as máscaras, abandonemos o personagem "importante", que confundimos com o que somos, e aprendamos a viver de acordo com a natureza. Nesta nova vida, com certeza, vamos encontrar a paz e a felicidade. Sejamos como o rio que corre tranquilo sem se importar com mais nada senão seguir o seu curso.
Você pode ter uma vida cheia de alegria quando procura desenvolver a espiritualidade.
Agora, veja bem: não se pode confundir espiritualidade com religião, embora toda religião reconheça a existência do espírito e busque infundir no coração dos homens a preocupação com a espiritualidade. Existem pessoas que se dizem religiosas e não têm nenhuma espiritualidade. No entanto, um homem sem religião definida, sem ser praticante de qualquer tipo de ritual, pode ser de profunda espiritualidade.
O ser humano se cansou de uma visão do mundo cartesiana, mecanicista e determinista, que nunca lhe trouxe felicidade alguma. Assim, em fins do século XX, esta visão do mundo passou a mudar. O materialismo foi dando lugar a uma ânsia profunda de transcendentalidade. E, depois que a Física Quântica provou que tudo que existe é energia e que a energia é eterna (ela se transforma, mas jamais deixa de existir), passamos a compreender que somos, realmente, algo além da matéria.
É a energia eterna que vive em nós e pode, inclusive, ser registrada pelas mais modernas máquinas inventadas pela tecnologia, é esta energia que dá vida ao nosso corpo. Quando ela nos abandona, deixamos de existir nesse plano, nessa dimensão. Esta energia, porém, a que chamamos de espírito ou alma, vive por toda a eternidade. A crença viva no espírito passou a ser a postura revolucionária das novas gerações, com uma nova visão de mundo e novos paradigmas.
O lado direito do cérebro, centro da intuição, da sensibilidade, da criatividade, da imaginação, passou a se desenvolver, com maior ímpeto, nos jovens. E, com o resgate de uma sabedoria milenar, fruto de uma simbiose entre o Cristianismo, filosofias orientais, o humanismo e a psicologia transpessoal, assistimos a uma nova era: a Era do Espírito.
Não podemos nos esquecer, no entanto, que Sócrates, Platão e tantos outros, antes de Cristo, já acreditavam na existência do espírito.
O leitor haverá de notar que as nossas palavras estão bastante marcadas pela filosofia cristã, porque acreditamos que Cristo foi o único ser perfeito que pisou no planeta Terra, a encarnação verdadeira do Amor, em seu sentido mais amplo e profundo.
Assim, estou falando sobre espiritualidade sob a ótica cristã, mas sem esquecer, jamais, que grandes espiritualistas e místicos, como o Dalai Lama, podem estar fora do Cristianismo. Enfim, que fique bem claro que a espiritualidade significa a preocupação com a busca da perfeição do espírito, a luta por se tornar melhor e mais feliz. Espiritualidade é Vida.
Entendemos que somente indivíduos mansos, pacíficos, humildes, podem construir um mundo melhor, assim como alcançar o equilíbrio e a harmonia interior.
Espiritualidade é, acima de tudo, vida em plenitude. E vida em plenitude é o amor incondicional, o espírito de justiça, o acolhimento, o perdão, a alegria e a realização. Primeiro temos que perdoar a nós mesmos e, depois, a todos que, algum dia, por um motivo qualquer, tenham nos magoado. Somente livre de qualquer mágoa, livre e leve, a pessoa poderá viver sadiamente a sua espiritualidade. Espiritualidade é vida plena.

Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)

A FORÇA DENTRO DE VOCÊ


Todos nós passamos por dificuldades na vida, sejam elas de ordem física, emocional, financeira ou espiritual. Nesses momentos sentimo-nos fragilizados e sem forças para prosseguir na jornada. Agimos como aqueles alunos que vão mal nas matérias que cursam e que decidem largar tudo. Deixar tudo e desistir parece ser o caminho mais fácil, mas isso não corresponde à realidade. Sempre que deixamos algo por fazer, um dia teremos que voltar e dar continuidade, isto quando não temos de refazer tudo novamente. Assim é a vida. Estamos aqui na Terra em aprendizado e não podemos duvidar de que Deus, nosso Pai e Criador espera e deseja que cresçamos, que nos tornemos melhores, e com isso mais felizes e saudáveis de corpo e de alma. Assim, quando a dor chega a nós, seja por nossa invigilância ou como prova a nos testar a paciência e a fé, a tendência é nos desesperarmos e tentarmos buscar fora de nós a ajuda ou o “milagre” para nos aliviar. Ainda não aprendemos que Deus nos deu todas as condições para superarmos as dificuldades. Ele nos deu a inteligência e a capacidade de pensarmos. Deus deixou dentro de cada um de nós uma força que desconhecemos e que não sabemos como usá-la. . Essa força, porém, só pode e deve ser utilizada para o bem, porque vem de Deus e Ele é só amor, bondade e justiça. Assim, se você estiver passando por qualquer dificuldade, por pior que se lhe mostre o panorama, creia, Deus está em você. Confie, acredite. Os homens têm suas limitações, mas Deus tem todo o poder e para aquele que Nele crê, tudo é possível. Pense Nisso!

do site Gotas de Paz

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO