BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CONCEITOS ESPÍRITAS




Vale a pena recordarmos alguns conceitos do Espiritismo, principalmente para que aqueles, que têm curiosidade a respeito dessa Nova Doutrina, possam diferenciá-la de outras doutrinas Cristãs e também para aqueles que ainda discriminam a religião que representa uma nova era para a humanidade.
Deus é para nós a Inteligência Suprema do Universo e a causa primeira de todas as coisas. Jesus é o nosso Mestre, Guia e Modelo dando-nos os caminhos a seguir para alcançarmos com eficiência o progresso, a fim de galgarmos um bom lugar no Plano Espiritual, que é a verdadeira vida. Allan Kardec é a base fundamental da Doutrina que a recebeu dos Espíritos Superiores, comandados pelo Paráclito, Espírito de Verdade. Portanto é o nosso professor.
Espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Veremos nessas obras, que o 
Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, que nos traz conhecimentos das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra.
Revela-nos conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela o que somos, de onde viemos, para onde vamos e principalmente, qual é o nosso objetivo em viver, na maioria das vezes com dor e sofrimento. São conceitos que abrangem aspectos fundamentais da existência, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional e social.
Como principais ensinos temos a destacar que: o Universo é criação de Deus e que abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Ensina que além do mundo corporal, que é a habitação dos Espíritos encarnados – os homens- existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Ensina que no Universo há vários mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução, iguais ou mais evoluídos e menos evoluídos que os homens terrestres. É como disse Jesus: “A casa do meu Pai tem muitas moradas”.
O Espírito é o ser inteligente da Criação e são criados simples e ignorantes, para evoluírem intelectual e moralmente, passando de uma ordem mais inferior para uma ordem mais elevada, até á perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Essa evolução se dará segundo o Livre Arbítrio de cada um, segundo as encarnações sucessivas e preservando sua individualidade eternamente apesar de viverem em corpos diferentes em cada encarnação.
As relações dos Espíritos com os homens sempre existiram e são constantes. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro. Temos que estar atentos para seguir o que Jesus nos ensinou e exemplificou como expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida nos Evangelhos, é o roteiro para a evolução segura de todos nós, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos, e deve, ou deveria, constituir o objetivo a ser atingido por toda a humanidade.
O Espiritismo adota a prece como um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a ideia da existência do Criador. Ela, a prece, torna o homem melhor, pois faz forte todos nós, contra as tentações do mal. Deus nos envia bons Espíritos para nos assistir.
Toda prática Espírita é gratuita, é totalmente proibido arrecadar dinheiro de qualquer forma. A manutenção é feita por pequenas doações para cobrir despesas com água, luz e impostos. A prática Espírita é realizada com simplicidade, organizada em grupos de estudo, sem pastores, sem rituais, sem quaisquer objetos que possam desviar a principal ligação do espírita com Deus e com os Espíritos desencarnados: o pensamento.
E finalmente temos que enfatizar que o Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, praticamos a religião que precisamos ter. Valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha para a confraternização e pela paz entre todos os povos e entre os homens, independente de cor, raça, nacionalidade, crença, nível cultural e social. É como diz o nosso professor Allan Kardec: “Fé inabalável é aquela que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade”.

IRAN RÊGO*
*Médico cardiologista – espírita
Membro da Academia Maçônica Letras.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO