BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

domingo, 17 de dezembro de 2017

O ESPIRITISMO CRISTÃO E EVANGÉLICO



O que importa mais na doutrina é a moral. E a moral é a mesma para as religiões cristãs, isto é, a do evangelho do excelso Mestre, das Epístolas e do Livro de Atos dos Apóstolos, em síntese, a contida no Novo Testamento.
A parte doutrinária criada pelos teólogos é secundária e polêmica entre os cristãos e até os divide. E, com o devido respeito aos dogmas, eles não são baseados no Novo Testamento, mas nas conclusões das elucubrações dos teólogos, o que nos lembra do ensino de Jesus: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.” (Mateus 15:13).
O Espiritismo é ciência, filosofia e religião. Como religião, ele o é apenas no sentido da moral do Novo Testamento, não tendo rituais, sacerdotes e hierarquias. E ele é também ciência experimental e não só teórica e religiosa. Realmente, os fenômenos mediúnicos foram e são estudados à saciedade por cientistas renomados, inclusive de Prêmio Nobel, e que confirmaram a sua realidade científica. Ademais, Kardec pregou a fé raciocinada. E ainda disse que, no futuro, se houvesse alguma contradição entre um ensino da codificação espírita e a ciência, que os espíritas seguissem a ciência. O espiritismo, pois, não tem nada a temer com o avanço da ciência. E até hoje, com mais de século e meio de existência, não se encontrou nele nada que não tenha o respaldo da ciência, pelo contrário, ela vem descobrindo verdades que o espiritismo, com sua gigantesca literatura, já vem divulgando muito antes dela. Não é, pois, por acaso, que a doutrina dos espíritos é tida pelos que a conhecem como o Consolador prometido pelo Nazareno.
Três questões são fundamentais no cristianismo: Deus, a imortalidade do espírito e o contato com eles. Deus é Pai dos espíritos. (Hebreus 12:9). Para os espíritas é também a Inteligência Suprema e causa primeira de todas as coisas, o que
confere com o único Ser Incontingente de são Tomás de Aquino. Dispensam-se provas da existência de Deus. O cristianismo fala muito na imortalidade do espírito. O Espiritismo faz experiências científicas sobre essa verdade bíblica e cristã da existência e imortalidade dos espíritos. É que pesquisando nessa área da existência e imortalidade dos espíritos, o Espiritismo, com seus contatos com eles, dá-nos dessa verdade bíblica, cristã, provas cabais e inquestionáveis, pois esses contatos são fundamentados em estudos sérios de vários segmentos científicos. E sobre esse contato com os espíritos, lembremo-nos da doutrina da Comunhão dos Santos, que diz que os espíritos bons do além podem nos ajudar, e que nós daqui do mundo físico, da Igreja Militante, podemos ajudar também, com preces, os de lá do além.
Com o espiritismo, terminaram a incompatibilidade e a ojeriza que existiam, outrora, entre a ciência e o cristianismo!

Iran Rego
*Médico cardiologista – Espírita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO