BOAS VINDAS

Seja bem vindo! Espero que aqui encontre alento, beleza, amor e paz! E que possa espalhar isto para o mundo, que vive tão sedento de tudo isto.



Pesquisar este blog

Seguidores

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CONCEITOS ESPÍRITAS




Vale a pena recordarmos alguns conceitos do Espiritismo, principalmente para que aqueles, que têm curiosidade a respeito dessa Nova Doutrina, possam diferenciá-la de outras doutrinas Cristãs e também para aqueles que ainda discriminam a religião que representa uma nova era para a humanidade.
Deus é para nós a Inteligência Suprema do Universo e a causa primeira de todas as coisas. Jesus é o nosso Mestre, Guia e Modelo dando-nos os caminhos a seguir para alcançarmos com eficiência o progresso, a fim de galgarmos um bom lugar no Plano Espiritual, que é a verdadeira vida. Allan Kardec é a base fundamental da Doutrina que a recebeu dos Espíritos Superiores, comandados pelo Paráclito, Espírito de Verdade. Portanto é o nosso professor.
Espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Veremos nessas obras, que o 
Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal, que nos traz conhecimentos das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra.
Revela-nos conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. Revela o que somos, de onde viemos, para onde vamos e principalmente, qual é o nosso objetivo em viver, na maioria das vezes com dor e sofrimento. São conceitos que abrangem aspectos fundamentais da existência, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional e social.
Como principais ensinos temos a destacar que: o Universo é criação de Deus e que abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais. Ensina que além do mundo corporal, que é a habitação dos Espíritos encarnados – os homens- existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados. Ensina que no Universo há vários mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução, iguais ou mais evoluídos e menos evoluídos que os homens terrestres. É como disse Jesus: “A casa do meu Pai tem muitas moradas”.
O Espírito é o ser inteligente da Criação e são criados simples e ignorantes, para evoluírem intelectual e moralmente, passando de uma ordem mais inferior para uma ordem mais elevada, até á perfeição, onde gozam de inalterável felicidade. Essa evolução se dará segundo o Livre Arbítrio de cada um, segundo as encarnações sucessivas e preservando sua individualidade eternamente apesar de viverem em corpos diferentes em cada encarnação.
As relações dos Espíritos com os homens sempre existiram e são constantes. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, sustentam-nos nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos induzem ao erro. Temos que estar atentos para seguir o que Jesus nos ensinou e exemplificou como expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida nos Evangelhos, é o roteiro para a evolução segura de todos nós, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos, e deve, ou deveria, constituir o objetivo a ser atingido por toda a humanidade.
O Espiritismo adota a prece como um ato de adoração a Deus. Está na lei natural e é resultado de um sentimento inato no homem, assim como é inata a ideia da existência do Criador. Ela, a prece, torna o homem melhor, pois faz forte todos nós, contra as tentações do mal. Deus nos envia bons Espíritos para nos assistir.
Toda prática Espírita é gratuita, é totalmente proibido arrecadar dinheiro de qualquer forma. A manutenção é feita por pequenas doações para cobrir despesas com água, luz e impostos. A prática Espírita é realizada com simplicidade, organizada em grupos de estudo, sem pastores, sem rituais, sem quaisquer objetos que possam desviar a principal ligação do espírita com Deus e com os Espíritos desencarnados: o pensamento.
E finalmente temos que enfatizar que o Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, praticamos a religião que precisamos ter. Valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha para a confraternização e pela paz entre todos os povos e entre os homens, independente de cor, raça, nacionalidade, crença, nível cultural e social. É como diz o nosso professor Allan Kardec: “Fé inabalável é aquela que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade”.

IRAN RÊGO*
*Médico cardiologista – espírita
Membro da Academia Maçônica Letras.
.

MENSAGEM DO DIA


Religião é uma jornada para dentro, e a meditação é o caminho. 
O que a meditação realmente faz é levar você, a sua consciência, tão profundamente quanto possível. Até mesmo seu próprio corpo torna-se algo exterior. Até mesmo seu próprio coração – que está muito perto do centro do seu ser – torna-se algo exterior. 

Quando o seu corpo, mente, coração, todos os três, são vistos como exteriores, você chegou ao verdadeiro centro de sua existência. 

Osho

ALGUMAS DE MINHAS OBRAS

MEU MAIS NOVO LIVRO

MEU MAIS NOVO LIVRO